Combate espacial para Storyteller
Tamanho - normalmente naves tem em tamanhos diferentes e por isso podem tomar diferentes tipos de dano, naves pequenas como caças absorvem e dão dano contusivo, porem com escudos e armas especiais podem absorver e dar dano letal, assim como naves medianas que normalmente dão e absorvem dano letal e naves grandes que dão e absorvem dano agravado, naves grandes possuem "vitalidade extra", maior do que as naves pequenas ou medias
Vitalidade
naves pequenas ou medias possuem 7 niveis
uma caixa - arranhões no casco, sem redutores
segunda caixa - danos leves -1 em casco, armamento, manobras e energia
terceira caixa danos graves continua com -1
Quarta caixa danos severos -2
Quinta caixa Danos catastroficos continua com -2, qualidades da nave desativadas
Sexta caixa - a deriva - não pode se movimentar, nem usar seu armamento ou energia, apenas suporte de vida ativado
Setima caixa - a nave começa a se desmontar e a explodir, quando a setima caixa fica completa ela explode
Naves grandes ficam com -2 na quinta caixa mas não o resto dos efeitos colaterais
Na sexta caixa continuam com -2
Na setima caixa ficam com -5 em casco, armamento, manobras e energia
Na oitava caixa suas qualidades são desativadas
Na nona caixa fica a deriva
Se a 10 caixa ficar completa ela é destruida
Iniciativa Manobras + Pilotagem ou Navegação do piloto ou navagador ou navegadores
Acerto Manobras + Pilotagem ou Navegação do piloto ou navagador ou navegadores + Sensores (se tiver)
Esquiva - normalmente caças tem bonus em esquiva - Manobras + Pilotagem ou Navegação do piloto ou navagador ou navegadores + Sensores (Se tiver)
Algumas naves podem ter piloto auxiliar, piloto automatico ou IA que podem lhe dar Bonus em Manobras automaticamente que vão ser somados com o do piloto, outras naves como caças podem ter alem disso serem muito faceis de manobrar dando bonus
Evacuação - caso a nave possua um assento injetor ou naves de evacuação o jogador e os personagens devem aciona-los antes que a ultima caixa fique completa ou vão morrer
Auto destruição - algumas naves possuem mecanismos de auto destruição e podem explodir após uma contagem regressiva
Melhorias - uma nave pode sofrer melhorias, nesse caso ela ganha Qualidades, podem ser temporarias ou permanentes, temporarias são graças a oficiais que operam "milagres" durante a cena do combate, após isso tudo volta ao normal
Para comprar uma qualidade permanente todos os jogadores podem ganhar em jogo ou gastar seu xp no mesmo valor cada para comprar uma qualidade para a nave, exemplo escudos 2 podem variar de preço mas normalmente custam 2 pontos experiência, os jogadores devem dar uma explicação de como conseguiram essa melhoria e pagar com recursos dividindo entre eles ou gastar pontos de experiencia em caso de naves medias nesse exemplo cada um paga 2 de experiencia, se for uma nave grande cada um paga 4 pontos de experiencia, caças pagam o mesmo valor nesse caso 2xp em pequenos ajustes
Caso o personagem queira justificar com o proprio "milagre dele" deve jogar Inteligencia + a habilidade que envolva o projeto dif 8 e depois destreza + oficios ou reparos para executar eles dif 8
ou inteligencia + tecnologia dif 6 e depois destreza + tecnologia dif 7
Depois disso ele pagará em dinheiro pelas peças ou gastando xp ele ou no caso de naves medias ou grandes todo o grupo o mesmo valor
Manobras Especiais - Naves Pequenas ou Grandes podem acertar pontos especificos de uma nave grande para desativa-los temporariamente ou seja desativando temporariamente a qualidade de uma nave até que ocorram os reparos naquele local, assim como naves pequenas com naves medias, basta deixar com danos severos 3 caixa de vitalidade -1
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